É muito comum hoje em dia encontramos cães com problemas de comportamento como agressividade, medo, destruição de móveis, etc. O que muita gente não percebe é que este comportamento muitas vezes foi criado por nós mesmos ao permitirmos uma série de coisas enquanto nosso cão ainda era um filhote.
Os cães são animais sociais e na sua natureza está uma regra muita clara de convivência em matilha, onde sempre existe um líder e um seguidor. Na sua casa e na sua relação com seu cão, se você não for o líder, acredite, para o seu cão, você é o seguidor. Desta forma, é muito importante que você deixe claro desde filhote que você é o líder e é você que define as regras de convivência entre vocês.
Lembrem-se, um bom líder lidera com exemplos, logo você precisa saber respeitar o seu cão. Se você não quer que ele te agrida, NUNCA, em hipótese alguma o agrida também.
Para todos os comportamentos indesejados do seu cão, você precisa definir claramente quais são as regras e como ele deve segui-las. Desta forma você inicia um processo de hierarquia e liderança, mostrando que certos comportamentos não serão tolerados. Mas como fazer isto se o seu cão não te obedece mais e não entende o que você fala?
O trabalho de terapia comportamental atua de forma a criar “atividades” que simulem o comportamento desejado e premie o cão guloseimas, afeto, brinquedos nestes momentos. Desta forma o cão irá associar o que é correto. Sempre que o cão demonstrar o comportamento inadequado, deve ser suprimido imediatamente os reforços positivos e deverá ser totalmente ignorado para que ele perceba que aquele tipo de comportamento não será aceito.